sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

MAGAZINE LUIZA REVÊ ESTRATÉGIA

Provisoriamente o MAGAZINE LUIZA estanca sua operação para invadir a cidade de São Paulo. Segundo seus dirigentes, o culpado pela interrupção é a “crise mundial e a reviravolta no cenário macroeconômico”. Segundo os líderes e seus principais concorrentes, gulodice. Isso mesmo, apetite desproporcional a sua capacidade de digestão. Ou, em termos organizacionais, impôs-se a um objetivo desproporcional a sua capacidade, forças, energia, investimentos, gestão.

Sem a menor dúvida, LUIZA exagerou, assumiu objetivos desproporcionais às suas possibilidades e qualificações, forçou exageradamente seu DNA organizacional, e não se preparou para todas as chuvas e trovoadas que estavam mais que configuradas quando a ordem de “ATACAR!” foi dada pelas suas lideranças.

Todos os planos de qualidade prevêem todas as situações possíveis. Aparentemente, os da LUIZA não viam a crise de hoje na sua exata dimensão. Mas, e em nosso entendimento, mais que se amparar na crise para justificar a interrupção, LUIZA superestimou a força de sua MARCA, a capacidade sedutora e mobilizadora de sua imagem. Imaginava que seria suficiente abrir as portas e “correr pro abraço”. As portas se abriram, e os “candidatos ao abraço” foram em número significativamente menor ao esperado; muito menor.

Falando ao ESTADÃO, o diretor de vendas e marketing FREDERICO TRAJANO, justifica a decisão de abortar o plano de mais 50 lojas em 2009 às perspectivas ruins do 1º Semestre deste ano: “Estamos prevendo um primeiro semestre bem difícil”. E, em suas estimativas, o máximo que conseguirão é um crescimento sobre o 1º Semestre de 2008 capaz de cobrir a inflação do período.

Considerando-se que o MAGAZINE LUIZA hoje é uma referência pela qualidade de sua trajetória de glórias e conquistas, e pela consistência de seu marketing, toda a torcida e votos para que as dificuldades presentes e circunstanciais, não coloquem em risca todas as vitórias de muitas décadas.
Fonte: www.mmmkt.com.br

Nenhum comentário: