quarta-feira, 19 de junho de 2013

O errado que deu certo

Toda regra tem exceção; e, felizmente, tem mesmo, caso contrário o mundo seria uma chatice absolutamente insuportável. ALBERTO SARAIVA, 59 anos, e seu HABIB’S mais outros 9 negócios são uma consistente e poderosa exceção que mais que confirmar valida a regra.

Pegue tudo o que você aprendeu nos livros de administração. Aplique todo esse aprendizado como filtro sobre os negócios de ALBERTO. Nada bate! Fez tudo ao contrário e errado. Mas, o errado deu certo. E daí? Daí que só se meta a contrariar o aprendizado médio da administração e dos negócios se você for um ALBERTO SARAIVA. Caso contrário siga os fundamentos.

A história do médico ALBERTO todos sabem. Diante de uma fatalidade, a perda do pai, assassinado num assalto na padaria de sua propriedade, e aos 18 anos, iniciando o curso de medicina na Santa Casa de São Paulo, teve que assumir o negócio para sustentar a mãe e dois irmãos. 40 anos e 7,6 bilhões de esfihas depois deu no que deu. Em verdade, a primeira loja do HABIB´S acaba de completar 25 anos. E a partir dessa primeira loja a construção de uma das maiores empresas de refeições rápidas no país: R$ 2 bilhões de faturamento em 2012. E muitos e mais ambiciosos planos para os próximos anos.

Os 7 mandamentos de ALBERTO, conforme entrevista para DINHEIRO:

"1 – Administrar o negócio com o mapa de despesas sempre à mão;
2 – Manter a folha de pagamento enxuta;
3 – Verticalizar o que puder gastando o mínimo possível com serviços terceirizados;
4 – Escolher os produtos adequados para o público-alvo e qualificar bem a força de vendas;
5 – Motivar os funcionários com recompensas e reconhecimento;
6 – Cercar-se de funcionários eficientes, que sejam como coluna para o negócio; e
7 – Servir bons produtos, de maneira rápida e atenciosa, aos menores preços possíveis, em um local agradável e limpo".

Em verdade, as discordâncias, ou a exceção em que se transformou ALBERTO não se referem a totalidade de seus mandamentos, mas a dois ou três deles. Muito especialmente o que enaltece a verticalização, num mundo novo, plano, colaborativo e cada vez mais horizontalizado.

Em função desse apreço exacerbado e radical a verticalização possui, hoje, uma indústria de laticínios, PROMILAT; uma fábrica de sorvetes, ICELIPS/PORTOFINO; uma fábrica de massas, ARABIAN BREAD; uma empresa de telemarketing, VOXLINE; uma agência de propaganda, PPM; uma agência de viagens, BIB´STUR; um escritório de arquitetura, VECTOR 7; uma consultoria em franquias, FRANCONSULT; e uma consultoria imobiliária, PLANNEJ.

Isso posto, jamais se referencie no exemplo de ALBERTO. Jamais considere a possibilidade de cometer as mesmas loucuras que as circunstâncias o levaram a fazer somadas as suas crenças e personalidade. ALBERTO É A EXCEÇÃO QUE CONFIRMA A REGRA. E como você não é o ALBERTO, e como provavelmente não existe um outro ALBERTO, siga os fundamentos.


http://www.madiamundomarketing.com.br/landmarketing/o-errado-que-deu-certo/

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