quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Os recursos mais competitivos são humanos

Conquistar a confiança do consumidor tem se tornado uma tarefa cada vez mais imprevisível. Os clientes nunca tiveram tanto poder de escolha e podem mudar suas preferências repentinamente. Uma empresa não se diferencia mais pela qualidade ou pelo preço oferecido.

Mesmo que o produto “X” seja excelente, não significa que o concorrente não possa suprir a necessidade do cliente naquele segmento. Afinal, não existe mais uma geladeira que não gele. Um carro que não ande. Uma universidade que não ensine. Ter o melhor produto tornou-se obrigação da empresa.


De acordo com o mercado atual, a imagem que o consumidor tem sobre uma marca, pode ser o diferencial na escolha. E essa imagem é construída, principalmente, pelo capital humano. Que, em algum momento, é responsável pelo bom andamento dos processos.


Potencias como AmBev, Bradesco, Microsoft e Visa Vale, constroem seu posicionamento auto sustentável, através do desenvolvimento, incentivo e retenção de talentos. São eles que farão o cliente receber o inesperado. Um serviço que traduz toda a preocupação da empresa com a qualidade de seu conteúdo.


E fazem isso difundindo sua cultura entre diretores, colaboradores, fornecedores e clientes. Para que todos propaguem sua cultura e prospectem mais admiradores. Como? Através de uma comunicação clara e objetiva. Através de murais, informativos internos, treinamentos, campanhas de incentivo. A tecnologia oferece inúmeras opções.


O Guia com as 150 Melhores Empresas Para Você Trabalhar da Edição Especial da Você S/A e EXAME, deixa isso muito claro. O crescimento econômico começa com recursos humanos qualificados. Por causa da grande competitividade, não se pode qualificar um ou outro departamento. E sim, todos unidos em uma cultura organizacional.

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