segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

3M = Inovação


Um dia decidimos nos rebatizar de MadiaMundoMarketing. E descobrimos em nossa nova denominação os 3Ms. Não só não nos incomodamos nem nos constrangemos como procuramos levar para todas as empresas que confiaram em nossos serviços em 33 anos de consultoria – 534 empresas – uma cultura muito próxima dessa empresa mais que emblemática: UMA CULTURA DE INOVAÇÃO.
Um dia, do alto de sua imensa sabedoria e infinita generosidade, o maior dos mestres, Peter Drucker, sentenciou, “todo o negócio, independentemente do setor de atuação, só tem duas e exclusivamente duas funções: Marketing e Inovação. Marketing para conquistar e preservar clientes; INOVAÇÃO para sobreviver”. E é o que praticamos em nosso dia a dia de consultores. Na primeira etapa de nosso trabalho posicionamos ou reposicionamos a empresa sob a ótica do mercado – MARKETING; na segunda damos vida ao posicionamento e/ou reposicionamento proposto mediante múltiplas ações de comunicação – BRANDING. E, o tempo todo, através de treinamento, metodologias, ferramental, e gradativamente, vamos induzindo na empresa uma Cultura de Marketing e Inovação.
Feita a introdução, uma matéria de leitura mais que obrigatória em Época Negócios, e assinada por Luís Penteado. Claro, sobre a empresa referência em INOVAÇÃO, a 3M. Na abertura da matéria Luís Penteado sintetiza: “Sete mil pessoas por ano visitam o CTC – Centro Técnico Para Clientes – da 3M do BRASIL. São médicos, dentistas, técnicos de segurança no trânsito, universitários, cientistas, engenheiros e funcionários governamentais, entre muitos outros.”. Luís fala sobre o CTC que foi reinaugurado em março de 2013, quase duplicou sua área de 5,6 mil para 10 mil metros quadrados, sendo 7 mil apenas para os laboratórios. Depois de uma pequena pausa, a 3M voltou a investir com tudo no que a notabiliza e converte em benchmark: INOVAÇÃO. E acaba de ser eleita, pelo segundo ano consecutivo, como A EMPRESA MAIS INOVADORA DO BRASIL, conforme ranking assinado pela A.T.KEARNEY.
Como é possível medir-se a importância da INOVAÇÃO numa empresa como a 3M? De diferentes maneiras. Começando pela clássica, desempenho empresarial. Segundo Negócios, a empresa fecha 2013 com um crescimento em seu faturamento entre 10% e 13% contra uma média da indústria que não deverá superar aos 2%. Totaliza R$ 2,9 bi e pretende mais que dobrar – R$ 6 bi em 2016. E complementando com os seguintes números: de todo o portfólio de produtos da 3M – 55 mil produtos em mais de 50 segmentos – 35% é formado de produtos com no máximo cinco anos de vida. E a meta para 2016 é elevar de 35% para 40%.
Ao concluir sua matéria e fazer uma fotografia mais que merecidamente bonita e elogiosa da empresa, Luís Penteado diz: “Numa de suas tiradas espirituosas, o presidente salvadorenho da empresa no Brasil, José Varela diz que, com 55 mil itens de produtos em mais de 50 segmentos a 3M deveria ser a empresa mais sem foco do mundo. No entanto existe uma espécie de esperanto falado por todas as áreas da empresa, e composto de dois idiomas, o da TECNOLOGIA e o da INOVAÇÃO. Nem todos dominam muito bem o os elementos do primeiro, mas o segundo é obrigatório. Não há uma plataforma específica de INOVAÇÃO na empresa – é um imperativo de todas as unidades de negócios”.
Em síntese, o phocus da 3M é o de encantar todos os seus suspects e prospects e convertê-los em clientes, apóstolos e disseminadores, pelo seu compromisso, devoção, DNA, cultura, clima de INOVAÇÃO.
Ou, se preferirem, 3M, INOVAÇÃO É A SUA MARCA.

Fonte: http://www.madiamundomarketing.com.br/landmarketing/3m-inovacao/

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