terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Sem tempo para refletir

Os milênios não têm foco. Verdade? Acho que sim. Mas, quem defende essa tese é o que anunciou, mesmo sem a ter descoberto, a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL há 20 anos: DANIEL GOLEMAN.
Está de volta com um novo e provocativo livro: FOCUS – The Hidden Driver of Excellence. Lançado no ano passado nos Estados Unidos chega ao Brasil – na versão impressa e na digital – em janeiro pela Editora Objetiva. Sua tese é quase óbvia, e, em meu entendimento, mais que verdadeira. Sem a necessária e indispensável base cultural, os milênios se descobriram excitados por diferentes estímulos de novas e revolucionárias plataformas de forma irresistível. E acabaram por embarcar. Como decorrência natural são dispersos e encontram uma dificuldade quase que insuperável de desenvolver um raciocínio lógico e criativo.
DANIEL anuncia e denuncia essa característica dos milênios, mas traz uma mensagem de esperança: é possível aprender a se concentrar; é possível recuperar, voltar a ter, ou ter, pela primeira vez, FOCO.
Entrevistado por LUCAS ROSSI de EXAME, explica: “Estamos sem tempo para refletir. Sem essa pausa não conseguimos digerir o que está acontecendo ao redor. Os circuitos cerebrais usados pela concentração são os mesmos que geram a ansiedade. Quando aumenta o fluxo de distrações, a ansiedade tende a aumentar na mesma proporção. Precisamos ter um momento, no trabalho ou na vida, para parar e pensar. Sem concentração perdemos o controle de nossos pensamentos. Mas o oposto, quando estamos muito atentos, também é um problema. Tornamo-nos vítimas de uma visão restrita e de mente estreita. É preciso dar equilíbrio a isso…”.
E, conclui: “quem tem melhor foco é relativamente imune a turbulências emocionais, tem mais capacidade de se manter calmo durante crises e de se manter no prumo apesar das agitações emocionais da vida”.
Em síntese, preservar-se no caminho escolhido para chegar lá sem jamais perder de vista o contexto onde você, sua empresa, seu produto, seu mercado, se inserem. Ir em busca da árvore, suas flores e frutos, mas jamais ignorar a floresta.
FRANCISCO MADIA, especial para o MadiaMundoMarketing.

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