terça-feira, 26 de março de 2013

Com o bigodão do Paulo Leminski



Leminski, no traço de Marcos Guilherme

Na semana inundada de más notícias chegamos ao final de semana com um alento: saber que “Paulo Leminski – Toda Poesia”, livro que reúne a obra completa do poeta curitibano, entrou na lista dos mais vendidos! É um lançamento cuidadoso da Companhia das Letras, que foi muito feliz ao colocar o bigodão – quase que um logotipo que identifica o poeta – sobre a capa laranja que fica visível a quilômetros quando você entra na livraria.
Você frequenta livrarias? São lugares extraordinários…
Paulo Leminski, poesia completa

Tive a sorte de conhecer e interagir com o poeta faixa-preta de judô, que morreu cedo demais, aos 44 anos, em 1989. No início da década de 80, eu e minha turma da Olhar Eletrônico estávamos juntando munição para invadir a televisão brasileira. Certo dia, na pequena produtora no bairro de Pinheiros, gravamos uma entrevista com o Leminski. Na verdade, um encontro explosivo dele com o coleguinha de letras Waly Salomão. Foi identificação instantânea.
Mais tarde, com a irresponsabilidade e leveza da juventude, misturava poemas curtos dele no meio do texto que eu falava como apresentador de um programa chamado Crig-Rá (que se auto intitulava “o melhor programa de rádio da TV brasileira”). O nome do personagem que eu interpretava era Bob Mc Jack, uma junção dos nomes das lanchonetes de fast-food da época (Bob’s, McDonalds e Jack In The Box). Depois recebi o recado de que Paulo tinha visto e adorado nossa travessura com os poemas dele.

Bob Mc Jack (foto: Mujica)

“Nuvens brancas passam em brancas nuvens!”
Guardo até hoje essas e outras poesias curtas na memória, a maioria garimpada no volume de “Caprichos & Relaxos”, livro que eu lia compulsivamente na época. Leminski é uma preciosidade nacional. Consegue ser pop, erudito, cirúrgico, leve e heavy-metal, tudo ao mesmo tempo, em doses fortes e condensadas.
Busque pelo livro do bigodão. Você irá me agradecer pelo resto da vida, tenho certeza.

ESCRITO POR MARCELOTAS


Nenhum comentário: