terça-feira, 5 de março de 2013

Eles, os chineses, chegaram!


A invasão chinesa está consumada; é irreversível. Não exatamente que o mundo será chinês. Apenas que os chineses já estão, e estarão cada vez mais presentes, em todo o mundo. Não me refiro aos produtos chineses; não me refiro às empresas chinesas. Falo dos chineses mesmo, pessoas. Com 21% da população da Terra – 1,5 bilhão dos 7 bilhões – não é suficiente fabricar e exportar produtos baratos. É vital, para dar o que fazer a mais de 800 milhões de chineses à margem do progresso do país, instalarem-se – o país através de suas empresas e empresários – em praticamente todos os demais países do mundo.
Outro dia assisti um documentário sobre a presença dos chineses na ÁFRICA. De causar admiração e perplexidade. Talvez seja a redenção da ÁFRICA; o que não se sabe é que ÁFRICA será a resultante de todo esse processo. Agora leio na FOLHA que 17 imigrantes chineses são os donos de 3 pastelarias nos melhores pontos da ROCINHA (cidade do Rio de Janeiro). De RECIFE vem a reclamação dos comerciantes locais segundo BRASIL247: “Ruas do comércio popular no Recife estão sendo invadidas por comerciantes chineses; produtos importados do país asiático enchem os olhos do consumidor local, mas já prejudicam o empresariado da capital pernambucana”. Perceberam, antes vinham só os produtos, agora vêm os chineses junto. Segundo a BBC, incomodados, os bandidos franceses elegeram os chineses seu alvo preferido, “os ataques não têm motivação racial”, declarou a prefeita do 20º Arrondissement, FRÉDÉRIQUE CALANDRA, “os chineses são atacados frequentemente não por causa do racismo, mas porque os bandidos enxergam neles a oportunidade de lucro fácil, já que costumam levar consigo muito dinheiro”. Em praticamente todos os países do mundo, em suas principais cidades, os chineses estão chegando. E dando um novo colorido a esse mundo de 7 bilhões de habitantes.
Na cidade de São Paulo muitos hotéis renderam-se a essa nova realidade, arregaçaram as mangas, e estão preparando seus funcionários para receberem bem os chineses. De 2010 para 2011 o número de visitantes chineses a cidade cresceu 48%, e em 2012 o percentual foi igual ou maior. Há 15 anos existia uma única agência de turismo especializada na recepção dos chineses. Hoje mais de 10. No NOVOTEL JARAGUÁ, no café da manhã nove itens regulares são da culinária asiática. E são os hóspedes preferidos pela equipe do hotel porque são mais generosos nas gorjetas.
Assim, não é que os chineses estão chegando. Já chegaram. E virão em número cada vez maior. Se no passado algumas cidades como NYC, LONDRES, SÃO FRANCISCO tinham sua CHINATOWN, muito rapidamente centenas de cidades pelo mundo seguirão o mesmo caminho. No dia 10 de dezembro de 2012 o Senado Federal fez sessão especial para comemorar os 200 anos da imigração chinesa para o Brasil. Nos próximos 10 anos teremos em nosso país mais chineses do que os que para cá vieram nesses primeiros 200 anos.
Seremos um dia, todos, chineses?

http://www.madiamundomarketing.com.br/landmarketing/eles-os-chineses-chegaram/

Nenhum comentário: