quinta-feira, 2 de maio de 2013

Franquia pode ser uma boa opção para a expansão da sua marca

Muitos empreendedores, após a abertura de um negócio bem sucedido, se deparam com o desafio de crescer. Querem vender mais e para mais pessoas, conquistar mais espaço no seu segmento ou até mesmo avançar para novos mercados. Nesse momento, considerar as alternativas possíveis para expansão costuma levantar muitas dúvidas na cabeça do empresário. Seria melhor aumentar a linha de produtos ou intensificar a divulgação de um determinado item na mídia? Ampliar a loja ou abrir uma nova unidade em outra praça? Utilizar recursos próprios e crescer devagar ou procurar parceiros para expandir com mais velocidade?

Existem diversos caminhos possíveis para o crescimento, dependendo de como o empreendedor responder a cada uma dessas perguntas. Pode ser, inclusive, que exista mais de um caminho que o leve ao sucesso. O fato é que cada vez mais empresários optam pelo modelo de franquias para expandir sua atuação no mercado e estar à frente da concorrência. E o atual momento econômico do país se mostra bastante favorável para isso, graças ao amadurecimento do setor, à ampliação no número de shoppings, ao aumento de investidores estrangeiros e à abertura de novos mercados fora do eixo Rio-São Paulo.

Ao adotar o modelo de franquias para crescer, o empreendedor permite que o DNA da sua marca seja replicado por outra pessoa, o franqueado, e levado para lugares em que, talvez sozinho, ele não conseguisse chegar. Para uma expansão de sucesso, o empresário precisa ter um planejamento cauteloso e deve definir em detalhes o modelo de franquia que viabilizará um crescimento ágil e estruturado do seu negócio.

É importante detalhar bastante o modelo financeiro, que deverá remunerar tanto a operação do franqueador quanto a do franqueado – sempre considerando as despesas que o franqueador terá ao prestar suporte para sua rede. Além disso, é preciso definir desde o início a logística para distribuição dos produtos nos pontos de venda, a estrutura operacional do franqueador e que tipo de relacionamento ele terá com a sua nova rede.

Feito isso, o franqueador deve se ater ao processo de seleção dos candidatos, definindo o perfil ideal que ele deseja para os operadores ou investidores da marca. É recomendável então que o franqueador crie as metodologias e os processos que serão adotados para a expansão. Ele deve primeiro estruturar a franqueadora, desenvolver ferramentas e materiais de apoio para só depois partir em busca de candidatos. Após essas definições o franqueador conseguirá que futuros franqueados enxerguem os diferenciais da sua marca e percebam que se trata de um investimento seguro.

Utilizar o Franchising como estratégia de expansão de um negócio pode ser uma alternativa bastante interessante para que sua marca ocupe uma fatia cada vez maior do mercado – desde que o modelo seja bem planejado e implantado. Prova disso são as centenas de empresas bem sucedidas que conseguiram crescer rapidamente e com segurança graças ao uso do sistema de franquias e hoje são destaque em seus segmentos. Você já pensou que no Franchising como uma opção para expandir a atuação da sua marca?

por Filomena Garcia 

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