segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A Arte da Guerra

Segundo o filósofo e general chinês, Sun Tzu, autor de um documento datado há mais de 2 500, ou seja, antes de Cristo, vai direto ao ponto, na abertura do texto sobre Plano Estratégico:

A arte da guerra (marketing) é de importância vital para o Estado (Empresa). É uma questão de vida ou morte. Assim, em nenhuma circunstancia deve ser negligenciada.

Dos ensinamentos de Sun Tzu, 5 merecem atenção especial.

1 – O mérito supremo consiste em quebrar a resistência do inimigo (concorrentes, mercado) sem lutar.
2 – Toda a operação tem o logro como base.
3 – Numa guerra (de marketing), se a vitória custa a chegar, as armas dos soldados (equipe e capital humano) tornam-se pesadas e o entusiasmo deles arrefece.
4 – Numa guerra (de marketing), estar adiante do inimigo vale mais que a superioridade numérica.
5 – Se conhecemos o inimigo e a nós mesmos, não precisamos temer o resultado de uma centena de combates.

Nenhum comentário: