quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

As 5 qualidades de um posicionamento de Marca

Como ensina Fernando Pessoa, as empresas precisam definir um posicionamento que aproveite, ao máximo, o contexto de simpatia, intuição, inteligência, compreensão e mística das pessoas envolvidas no planejamento.

Dessas 5 qualidades, Fernando Pessoa registra o seguinte:

“A primeira é a simpatia; não direi a primeira em tempo, mas a primeira conforme vou citando, e cito por graus de simplicidade. Tem o intérprete que sentir simpatia pelo símbolo que se propõe interpretar. A atitude cauta, irônica, a deslocada – todas elas privam o intérprete da primeira condição para poder interpretar.

A segunda é intuição. A simpatia pode auxiliá-la, se ela já existe, porém não criá-la. Por intuição se entende aquela espécie de entendimento com que se sente o que está além do símbolo, sem que se veja.

A terceira é a Inteligência. A inteligência analisa, decompõe, reconstrói noutro nível o símbolo; tem, porém, que fazê-lo depois que se usou da simpatia e da intuição.
A quarta é a compreensão, entendendo por esta palavra o conhecimento de outras matérias, que permitam que o símbolo seja iluminado por várias luzes, relacionado com vários outros símbolos, pois no fundo é tudo o mesmo.


A quinta é menos definível. Direi, talvez, falando a uns que é a graça, falando a outros que é a mão do Superior Incógnito, falando a terceiros que é Conhecimento e a Conversão do Santo Anjo da Guarda, entendendo cada uma destas coisas, que são a mesma da maneira com as entendem aqueles que delas usam, falando ou escrevendo...”

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