sexta-feira, 6 de março de 2009

Liderando Equipes de Sucesso

Atualmente, o maior desafio para um Líder de Equipe é como contar com o Coração, a Mente, e o Espírito de seus Colaboradores no ambiente de trabalho e atingir o sucesso almejado.
Porque somente assim, a Equipe poderá se tornar competitiva no mercado Globalizado.

O Interesse, a Criatividade e a Excelência, a entrega total, só poderá ser alcançada no momento em que cada componente da Equipe, sentir que neste Posto de trabalho, poderá se realizar pessoal e profissionalmente.

Pois, recentes pesquisas, apontam como prioridade na vida de um ser humano, a Realização Pessoal e Profissional, ficando em segundo plano a segurança do emprego e o salário. Ao se realizar Pessoal e Profissionalmente, o ser humano se coloca, naturalmente a serviço de outras pessoas, doando o melhor de si.

Tornam-se conscientes do seu papel na Empresa, amam o que fazem, são mais motivados e felizes, refletindo este estado de ser, em produtividade, criatividade e inovação. Para que isto ocorra, um novo modelo de Gestão, precisa ser colocado em prática, "A Liderança Servidora".

Uma Liderança Servidora, significa servir espontaneamente o outro e ajuda-lo a alcançar sua realização pessoal e profissional.

Ser um Líder Servidor, não implica em submissão. Algumas vezes envolve um “chegar junto para atingir um objetivo”, em outras “Exigir determinada postura do Colaborador”.

Um Líder precisa se manter Consciente, Equilibrado, Centrado.

Mas, como um Líder pode vir a ser um Líder Servidor?

Em primeiro lugar, observar que, concordar com o conceito acima é uma coisa, fazer este conceito permear a sua vida é algo bem diferente. Requer determinação e persistência para transmutar algumas atitudes internas. Abertura para um aprendizado constante.

Alguns Líderes ainda preferem servir a eles mesmos. Mas a realidade está a exigir mudanças. Então trata-se de uma questão de escolha?

“Ser um Líder Servidor ou um Líder que serve a você mesmo”

Um Líder Servidor, busca em primeiro lugar, Liderar a si mesmo.

Tudo no Universo físico, é energia manifestada, materializada. Todos nós, seres humanos, possuímos Talentos e Dificuldades Internas, que são Energias responsáveis pela nossa atuação na vida.

Criam em Estilo de Liderança, e o conhecimento de seu funcionamento, faz com que o Líder, de uma forma consciente, consiga administrar essas Energias, conseguindo gradativamente Liderar a si mesmo, nas situações práticas da vida.

Um mundo novo de compreensão se abre para este Líder. E ao perceber em si, essas Energias, poderá identificar nos outros membros de sua Equipe, essas mesmas Energias. Poderá “sentir” em seus colaboradores, seus Talentos e Dificuldades Internas, alocando-os nos Postos de Trabalho, que melhor se adapte ao seu Perfil e orientando-os de maneira objetiva a alcançar suas metas pessoais.

Observará, como em si mesmo, que cada colaborador possui um Estilo de Liderança próprio, que define sua maneira de ser, de influenciar, de trocar, de crescer.

“ Um Líder servidor Consciente,não incentiva seguidores, e sim, forma novos Líderes, que o substituirão mais tarde.”

No Treinamento de Liderança Pessoal & Comunicação, buscamos colocar de forma clara e objetiva, os Estilos de Liderança existentes no ser humano, e a forma adequada de administra-lo, tendo em vista o Equilíbrio, a União, a Harmonia de toda a Equipe, em torno de uma Meta, Projeto ou Negócio, de uma Organização.

_______________________________________

Carlos Medeiros Engenheiro e Diretor da
Consultoria Anthar Instrutor do Treinamento de Liderança & Comunicação
Fonte: www.liderancaesucesso.com.br

Nenhum comentário: