terça-feira, 31 de março de 2009

Persistência

Qual será a diferença entre persistência com teimosia?

Creio que persistir é manter os objetivos, focar-se no resultado final e enfrentar o que vier pela frente. Sempre mantendo a honestidade, a ética e o profissionalismo. Superando obstáculos e chutando as pedras do caminho. Enfrentando medos e desafios. E evoluindo pessoal e profissionalmente.

Quando conquistamos um objetivo, percebemos que o grande mérito foi esses desafios superados. E para ultrapassar estes obstáculos, não precisamos agir com injustiça.

Quanto vale você saber que persistiu, que não se entregou às dificuldades, que deu o máximo de você mesmo, que fez por merecer? Tangível talvez este valor não seja, mas você se reconhecer como uma pessoa que persiste, que vai atrás e que faz, talvez sim, seja este o melhor dos valores.
Os benefícios não são apenas para o próprio ego, mas impactam também nas pessoas que nos cercam. Elas começam a entender que se alguém consegue, elas também conseguem e aí você se torna referência e pode pelo seu exemplo tornar os processos em que você atua, muito melhores.
No mundo dos negócios, até mesmo as maiores empresas do planeta, como a Procter & Gamble, por exemplo, persistem em suas inovações. Superam a competitividade do mercado.

As empresas lançam um produto, consultam o cliente e refazem tudo. Muitas vezes, precisam rever suas estratégias para continuarem a caminhada rumo ao sucesso.

Num jogo de futebol, inúmeras partidas são decididas no último minuto do segundo tempo. Isso porque, os times continuam acreditando. Mudam de tática, trocam os jogadores. Testam jogadas ousadas.

O importante é considerar outro caminho quando percebemos que o atual não trará os resultados esperados.

Se um objetivo não trará resultados destrutivos ou mesmo desonestos, vale a pena planejar um caminho e seguir em frente. E se existe pesquisas e planejamento, descobrimos o que é preciso mudar para se chegar ao objetivo. Ou mesmo, se a caminhada será produtiva.

Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário: