sexta-feira, 5 de abril de 2013

Logomarcas e suas histórias


Muitas vezes as empresas aprovam um logo em contextos onde o tempo é curto e as opções são reduzidas. Em outros casos o processo de escolha costuma levar meses, quando de repente surge aquela ideia brilhante, desenhado em um guardanapo de papel.
A história por trás da criação de muitos logos famosos é extremamente interessante. Conhecer os bastidores das criações nos ajuda a diminuir a ansiedade ou estresse diante de um projeto que parece não evoluir.
Separamos dez curiosidades sobre o surgimento de logos que hoje são fontes de inspiração para muitos profissionais. Depois de conhecê-las, certamente você se sentirá menos ansioso em um próximo projeto, ou pelo menos vai pegar mais leve nas cobranças.

Adidas

Imagem de divulgação/ Adidas
O logotipo da Adidas tem um corte triangular em três partes. As três peças supostamente representam os três filhos do fundador da empresa, Adolf Dassler.

BMW

Imagem de divulgação/ BMW
A origem do logo da BMW data da Primeira Guerra Mundial quando, os aviões de combate tiveram suas hélices pintadas pela empresa em azul e branco, para que os pilotos pudessem ver através delas. Isso inspirou o desenho que vemos em carros da BMW.

Coca-Cola

Imagem de divulgação/ Coca-Cola
O lettering Coca-Cola foi criado por Frank Robinson em 1886, um contador e sem experiência em design que também criou a frase concisa que acompanhou o logo durante algum tempo, “deliciosa e refrescante”.

Ferrari

Imagem de divulgação/ Ferrari
O logotipo da Ferrari, o conhecido “Cavallino Rampante” na cor preta foi originalmente utilizado pelo piloto da Força Aérea italiana Francesco Barraca. O cavalo decorava o avião do piloto, durante a Primeira Guerra mundial. Segundo historiadores, Barraca pertencia a uma família nobre que possuía um elevado número de cavalos. Um dado interessante é que Enzo Ferrari teve a oportunidade de se encontrar com a mãe do famoso herói de guerra, nos anos trinta. Ela pediu para que o símbolo fosse adotado como emblema para os carros para trazer sorte à empresa.

Fiat

Imagem de divulgação/ Fiat
O logotipo da Fiat foi recentemente redesenhado. No entanto a versão anterior era composta por linhas na diagonal que foram adicionadas pelo chefe de design da companhia. Ao passar pela fábrica ele notou as letras enormes do nome da marca no topo do edifício. As linhas representam os espaços que ele viu no nome sobre o prédio.

Rede Globo

Imagem de divulgação/ Rede Globo
Com um pouco mais de quarenta anos, o logo da Rede Globo sofreu inúmeras modificações desde sua criação pelo famoso designer austríaco Hans Donner. Segundo o próprio criador, o logo é composto por duas esferas que fazem referência ao globo terrestre, e um retângulo representando a tela do aparelho de televisor. Assim temos a terra apresentando a própria terra na televisão. O logo surgiu a partir de alguns rabiscos sobre um guardanapo durante um vôo de avião.

Linux

Imagem de divulgação/ Linux
A Linux possui um pinguim como logo (e mascote). O pinguim foi escolhido de uma lista de animais como tubarões, raposas, águias e falcões, por Linus Torvalds, o fundador do Linux. O pinguim foi selecionado por ser incomum e diferente para um logotipo. Enquanto as outras criaturas eram ferozes e fortes o escolhido era “gordo, bonitinho e fofinho”, segundo Linus Torvalds.

Mercedes-Benz

Imagem de divulgação/ Mercedes-Benz
A estrela foi criada por Gottlieb Daimler, figura chave no desenvolvimento de motores de combustão interna a gasolina. O logo foi adotado pela empresa em 1937 e representa a capacidade dos motores da marca: que dominam o mar, terra e ar.

Nike

Imagem de divulgação/ Nike
A Nike dispensa comentários neste caso. Seu famoso símbolo chamado Swoosh possui uma simplicidade que inspira até hoje inúmeras outras marcas. Foi criado em 1971 pelo designer Carolyn Davidson. Uma curiosidade é que o criador recebeu apenas 35 dólares pelo trabalho.

Reciclagem

Imagem de divulgação
O símbolo da reciclagem nasceu em um concurso realizado na cidade de Chicago no ano de 1970. Seu inventor, Gary Anderson, foi um jovem estudante de Arquitetura e Ciências Sociais, da Universidade da Califórnia do Sul. Naquele ano a empresa americana Container Corporation of America (CCA), considerada a maior recicladora de papel da época, queria divulgar seus produtos e serviços de forma mais eficiente. A ideia foi organizar um concurso para escolher um simbolo que melhor representasse a reciclagem. O trabalho de Gary Anderson foi escolhido entre cerca de quinhentas propostas.

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