sábado, 10 de janeiro de 2015

Triar antes, priorizar depois

O ambiente é de um hospital. O foco é no PA – Pronto Atendimento – que, em até passado recente, chamávamos de Pronto Socorro. Tem mais pacientes no PA do que a capacidade de atendimento do hospital. Uma decisão precisa ser tomada. Antes de priorizar, de hierarquizar, TRIAR. É o que recomenda Ed Batista, professor da Stanford Graduate School Of Business, autor do livro Self Coaching ainda a ser lançado, e razão da página de abertura da seção Inteligência de Época Negócios deste mês de outubro de 2014, assinada por Álvaro Oppermann.
Segundo ED, numa crise como essa, “o hospital tem de decidir quem precisa de atendimento imediato, quem pode esperar, quem não precisa de ajuda e quem não pode mais ser salvo”. Difícil, muitas vezes triste e doloroso, mas, e acima de tudo, verdadeiro. Segundo Ed, triar não significa eleger exclusivamente o que é mais importante. Implica também na coragem de identificar tudo o que é menos relevante, e, descartar.
De certa forma, a retomada do conceito defendido por Peter Drucker em quase todos seus 42 livros: Ser Eficaz, jamais Eficiente, como equivocadamente não obstante todos os méritos da iniciativa, a própria revista Época Negócios intitula a matéria de abertura que anuncia os vencedores do prêmio As Melhores Práticas de Gestão. O título da matéria é “Por Um Brasil Mais Eficiente”, quando, de verdade, deveria ser “Por Um Brasil Mais Eficaz”. Segundo o maior dos mestres da administração moderna e do marketing, Ser Eficiente É Fazer Certo Todas As Coisas; e, Ser Eficaz É Fazer Certo As Coisas Certas. E se der tempo – nunca dá – considerar as demais.
É isso, em tempos acelerados como o que vivemos, de mudanças estruturais extremas, completas e complexas, ou como nos ensinou Zygmunt Bauman, reportando-se a Ralph Waldo, “Quando se patina sobre o gelo fino – e que é como vivemos nos dias de hoje – o que nos salva é a velocidade”. Nada de correr e muito menos ser açodado. Mas, ser rápido é vital. E, no ser rápido, eficaz, e na absoluta impossibilidade de se fazer tudo mesmo porque o tempo é hoje a maior de todas as condicionantes, Antes De Hierarquizar, Triar E Descartar.
Ed lembra que quase caímos em depressão diante da quantidade de compromissos que não fomos capazes de cumprir e/ou executar. Segundo ele, deveríamos celebrar. É a tomada de consciência sobre nossos limites, nossa capacidade de lidar simultaneamente com poucas questões e assuntos, e assim, e quase que naturalmente, vamos procedendo a Triagem. Só que não dá mais para que isso ocorra naturalmente e depois. Tem, obrigatoriamente, que vir antes. E, repete, PRIMEIRO TRIAR, e, DEPOIS, PRIORIZAR. E tomar todos os cuidados para evitar a PRESSÃO EMOCIONAL durante a triagem: “há uma carga emocional envolvida, pois rejeitar algo ou alguém muitas vezes nos faz sentir mal”.
Combinado. Pegue aquela lista enorme de pendências que você tem sobre sua mesa e faça uma espécie de “higienização”. Concentre-se exclusivamente nas Coisas Certas, lembra? Eficácia – Fazer Certo As Coisas Certas, e não todas as coisas (Drucker). Em tempos de muda, em que sabiá canta e jacu não pia, é o que se tem que fazer. TRIAR ANTES DE PRIORIZAR.

Nenhum comentário: