terça-feira, 19 de agosto de 2008

RESENHA

Curso de Pós Graduação em
Gestão Empresarial



Aluno: Cleber Ferreira da Cunha
Data: Maio de 2008
Professor: Vilmar Saretta


Livro:
SOUZA, Francisco Alberto Madia de. O Grande Livro do Marketing, Editora M.Books, 10ª Edição, 2007, São Paulo.

Autor: Francisco Alberto Madia de Souza,

Advogado, Administrador de Empresas e especialista em Marketing, Francisco Madia ganha reconhecimento no mundo dos negócios por ser o responsável em aplicar estruturas de marketing auto-sustentáveis, em empresas de diferentes setores e segmentos. Autor com mais de 20 livros publicados. Alguns inclusive, usados em cursos de Marketing no Ensino Superior. Presidente da Academia Brasileira de Marketing. Idealizador de importantes prêmios na categoria. Presidente do MadiaMundoMarketing. Participou da construção de 2 das 5 maiores marcas do Brasil. Atua na área há 41 anos.

Nos anos 80, revolucionou os conceitos de marketing no Brasil, implantando ações sustentadas, principalmente, nas teorias de Peter Drucker. Aplicou fundamentos que integravam o marketing em todos setores da empresa, causando resistência por parte de outros departamentos que, passaram a dividir com o marketing, o rumo das ações e decisões. Mas ganhou credibilidade pelos resultados obtidos. Participou de planejamentos que estabeleceram a liderança de 2 das 5 maiores marcas brasileiras.


RESENHA

Em tempos de extrema competitividade e semelhança de produtos e serviços, como as empresas podem ampliar horizontes? E as micro e pequenas empresas, tem chance no mercado? Muitas fecham as portas no primeiro ano. A maioria em 10 anos. Mas, com as novas tecnologias, estudos e pesquisas minuciosas e profissionalismo no marketing, toda e qualquer empresa pode gerar oportunidades de crescimento.

Em 26 capítulos, O Grande Livro do Marketing apresenta a trajetória do marketing, dividida em 11 Gerações que representam as mudanças mais importantes de sua história. Acompanhado por cases reais e sua experiência na prática, o autor descreve, analisa e apresenta ações de sucesso e fracasso no mundo corporativo. Começando em 1837, com os exemplos de visão empreendedora da Procter & Gamble nos EUA, e destrinchando suas diferentes práticas até os dias de hoje no Brasil.

O Marketing, com sua função única de criar e preservar clientes, é defendido para tornar-se ideologia nas empresas. A atividade obrigatória para o crescimento de qualquer organização. O livro o compara com uma religião, instituindo símbolos, mandamentos e ações. Como Papa, elege Peter Drucker, um dos maiores especialistas no assunto e base dos fundamentos do livro. E aponta, num planejamento completo, os caminhos que levam empresas ao crescimento.

Assim, as entrelinhas apresentam a importância de um departamento profissional de marketing. Como uma empresa pode se manifestar com prestígio, respeito e crescimento para o público interno e externo. Mostra ainda, como algumas administrações perdem chances, insistindo em permanecerem nas primeiras gerações do marketing. Mas detalha também, ações e técnicas usadas por Multinacionais e que podem ser utilizadas por organizações de áreas e tamanhos distintos. De forma agradável e interessante, o livro proporciona um profundo conhecimento sobre o assunto. Coerente com o mundo corporativo e os princípios mais respeitados do marketing. Um excelente guia para alunos, professores e profissionais.

Nenhum comentário: